Contato: 11 2506 0653 | 2506 0658

11 2506 0653 | 2506 0658

cnc@centrodeneurociencia.com.br

"Os homens deveriam saber que é do cérebro e de nenhum outro lugar que vêm as alegrias, as delícias, o riso e as diversões, tristezas, desânimos e lamentações."
Hippocrates

Home » Neurologia

Neurologia

O médico neurologista é aquele que cuida de doenças do sistema nervoso, abrangendo cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula, nervos e músculos (junção neuromuscular).

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, também conhecidas como cefaleia. Existem cefaleias caracterizadas como primárias, nas quais a origem do sintoma é a própria doença, ou seja, a própria dor de cabeça, como ocorre com a enxaqueca ou a cefaleia tipo tensão, por exemplo. Já as cefaleias secundárias, são sintomas ocasionados por outras doenças em curso, tendo sua possível origem relacionada a tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas, meningite, dentre outras.

As doenças mais comuns à neurologia  são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares (como aneurismas cerebrais, malformações vasculares encefálicas ou medulares, fístulas arteriovenosas) Acidentes Vasculares Encefálicos (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias (crises convulsivas), as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

A perspicácia diagnóstica exigida do neurologista é fundamental ao tratamento precoce, ora preventivo, das doenças neurológicas, as quais muitas vezes apresentam sintomas iniciais discretos ou secundários a doenças outras sistêmicas e síndromes.

Nenhum post corresponde aos seus critérios de pesquisa.

[contact-form-7 id="175" title="Ligue Agora"]